Com o acesso a informação e ao ensino, se capacitar se tornou uma obrigação.
Uma grande característica do brasileiro e de reinventar diante das dificuldades.
Não importa sua classe social ou profissão, pois podemos ver isso desde o pedreiro que também é eletricista, encanador até em agência onde se faz criação, planejamento, atendimento e orçamento.
Com o passar do tempo constatei que cada vez mais as empresas enxugam o quadro de funcionários optando por contratar aquele profissional multifacetado. Lembrando que isso não é via de regra, pois existem funções especificas que necessitam de especialistas.
Saber se adaptar ao mercado e suas necessidades fez com que, nos tornássemos maquinas de para absorver informações, ideias e principalmente vivencias.
Acredito que a vivencia seja o principal fator, de nada adianta somente as teorias. Pude ver isso em alguns atendimentos de gráficas e agencias, onde briefing mau interpretados, promessas que não poderão ser cumpridas, tudo somente pelo lucro que pode se tornar prejuízo e por fim má reputação.
No ramo gráfico é comum ver vendedores e não consultores que fornecem todo um suporte na tomada de decisões do cliente, mostrando o melhor papel, acabamento e auxiliando chegar no melhor preço, assim fidelizando o cliente. Além disso é comum ver um vendedor dizer que consegue entregar em prazos loucos, prejudicando a qualidade do material ou não conseguindo entregar, prejudicando toda uma campanha.
Em agências é comum o atendimento dizer que tudo é possível e mais uma vez sendo um vendedor e não o consultor que o cliente necessita. Prometer o impossível, comprar excessivamente a criação e o planejamento acaba criando problemas internos. Ou a pessoa de criação que não consegue atender um cliente quando necessário, falta paciência, não sabem cobrar o que justo para ambos ou não mantém o mesmo comprometimento com prazos e satisfações.
Antes de oferecer um produto ou serviço, vamos conhecer primeiro, aprender todo seu ciclo desde a prospecção, atendimento, definições contratuais, briefing, desenvolvimento/criação, produção , suporte e entrega. Consultores e não somente vendedores, vamos oferecer qualidade as necessidades do cliente conhecendo toda a e suporte que será ferramenta fundamental para um cliente fidelizado.
Para pensarmos como empreendedor vamos multiplicar o aprendizado, aprender como funciona nossas bases. Conhecer os processos mais simples, que muitas vezes são os mais importantes e que fazem a diferença. Uma porcentagem de amarelo pode prejudicar todo um catalogo de produtos. A falta de planejamento e comprometimento pode destruir uma campanha.
Não seremos inferiores em fazer um estagio no CTP, chão de fabrica, perguntar o designer como funciona o programa ou para o atendimento qual a melhor forma para atender um cliente.
Humildade também é evolução, o bom conteúdo é sempre valido, se diversificar é estar preparado, só não esqueça o foco, meta e objetivo.
Saiba o porquê de tudo, inclusive para que finalidade.
Isso pode levar tempo, mas a vida é isso um punhado de coisas que formam nosso caráter, ideias e crenças. E isso define nosso futuro.
Sejamos profissionais completos, abertos a aprender e aptos a ensinar.
“No mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.” Harold Geneen ( ex CEO da ITT Corporation)
Richard cursou comunicação na Universidade Paulista e atualmente esta finalizando Gestão em Processos Gerenciais pela FMU.
Atualmente atua como desenvolvimento de produto e marketing no segmento de cama, mesa e banho auxiliando no desenvolvendo linha convencional e licenciados como, Patati Patata, Luan Santana, Thor, Capitão América, Vingadores,Disney, UFC, Angry Bird, Angel Cat Sugar e CBF copa 2014.
Representa empresas ligadas a comunicação, como agências, freelancers, gráficas e indústrias gráficas, atuando como atendimento e planejamento.
[…] Veja também no … https://agilemomentum.wordpress.com/2014/07/07/aprender-e-se-multiplicar/ […]
CurtirCurtir