A Dieta dos Métodos Ágeis

Image courtesy of  Grant Cochrane, via FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of Grant Cochrane, via FreeDigitalPhotos.net

Você já fez dieta? Ou melhor… Você já comprou aquelas revistas que tem de monte nas bancas prometendo uma nova e milagrosa dieta que faz você perder muitos quilos em pouquíssimo tempo, ou com pouquíssimo esforço? Sim?

E funcionou este método milagroso?

Provavelmente você vai me responder que simplesmente não funcionou por que a dieta não se encaixava no seu dia-a-dia, nos seus hábitos. Ou que funcionou por um tempo, enquanto seus hábitos mudaram.

Como adepto do fitness, eu já li livros que, se eu quisesse ter uma mínima chance de ganhar massa muscular eu teria que pedir demissão do trabalho e passar o dia cozinhando ou então trabalhar dobrado (e deixar a academia) para contratar um chef que me preparasse todas aquelas coisas, das quais, muitas me soavam indigestas, no mínimo.

Bem, mas onde eu quero chegar com isso? Simples:

Qualquer tipo de mudança não pode ser imposta como um dogma. Nunca acreditei em nenhum livro cujo título se inicia com “A Bíblia…”. Aliás, nunca li um livro técnico da mesma forma como se lê um romance. Pra mim, este tipo de literatura serve como referência para tirar minhas próprias conclusões.

Não se deve esperar que as soluções para todos os problemas serão encontradas em um método qualquer, como que por milagre. Já vi documentações CMMI de empresas que mais pareciam traduções literais do manual do modelo. As pessoas até faziam o que pedia a documentação, mas quando você perguntava por que, a resposta era a mesma: por que o modelo pede.

O Scrum, por exemplo, recomenda que se faça uma série de cerimônias e uma forma de estimar e como medir o progresso das iterações. Sem exceções ou adaptações, provavelmente a coisa toda não vai funcionar. E você vai culpar o modelo, provavelmente. Só que o caso não é esse. Não funciona por que é necessário que o Scrum (ou seja lá qual metodologia você está implantando) precisa servir no seu workflow.

Não fazer modificações ou adaptações, ou tentar imitar um modelo que serviu bem em uma situação não é a coisa mais inteligente a se fazer, por uma razão muito simples:

Os objetivos, as pessoas, enfim, o ambiente em que sua organização está inserido cria um único sistema complexo. E, quando se fala de sistemas complexos não existe uma solução padronizada.

Exemplo: daily meetings são muito, muito eficientes para times que não tem como ponto forte a comunicação; por outro lado, para um time que trabalha próximo e que está interagindo constantemente, esta cerimônia pode se tornar algo “aborrecido”. Ou seja, algo feito por que “o modelo manda”.

E não é isso que a gente quer! Queremos que as coisas façam sentido para todos e não que sirvam para atender ao protocolo, não é mesmo?

Não estou dizendo que o Scrum não funciona. Pelo contrário, funciona muito bem. Também não estou dizendo que as dietas não funcionam. Qualquer mudança de comportamento tem que ser permanente e as pessoas envolvidas precisam se comprometer. Seja uma mudança na forma como você se alimenta ou como entrega software, ela precisa se adequar ao seu ambiente, precisa fazer sentido. E, pra isso, são necessárias algumas adequações.

Então, se eu fosse você, olharia com olhos mais críticos as revistas na banca; e também os manuais de metodologias.

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.