As ferramentas que eu uso em eventos remotos

Home office é algo bastante desafiador e veio para ficar. Particularmente, eu nunca havia curtido trabalhar de casa: eu gosto do ritual de dirigir até o escritório, ouvindo minhas músicas e podcasts favoritos, desligar do trabalho no almoço e comprar alguma coisa diferente pra comer à noite….

Depois de três meses trabalhando de casa, além de ter sido obrigado a criar meu espaço de trabalho, até que estou gostando de trabalhar de pantufas e recebendo a visita constante dos nossos filhotes! É uma nova realidade quando você está em reunião e tem que ligar o mute por que os cachorros estão latindo. Ontem mesmo estava em uma sync com os agilistas enquanto passava, na rua, o carro da pamonha!

Eu sempre fui muito adepto a interação ao vivo e sou (bastante) resistente com eventos online. Isso é algo que terei que corrigir cedo ou tarde – e talvez escrever este artigo me ajude a trabalhar este tema.

Acho que todos nós estamos nos adaptando, em algum grau, ao mundo remoto. Tenho procurado bastante conhecer novas ferramentas que possibilitem a interação em reuniões. Pois algo que não quero me adaptar são as reuniões chatas! E é sobre algumas destas descobertas que falarei hoje.

Icebreaker

Contém mais de 300 perguntas para serem usadas como quebra-gelo, a fim de criar confiança, conexão e segurança psicológica. E o melhor de tudo? É completamente gratuito!

https://icebreaker.range.co/

Trivia Plaza

Ainda na onda dos icebreakers, o Trivia Plaza traz inúmeros quizzes, separados por temas. Reuniões precisam ser divertidas e o trabalho precisa ser divertido, ainda mais em tempos como o que estamos vivendo.

https://www.triviaplaza.com/

Aha Slides

Esse site une funcionalidades do Mentimeter e do Kahoot, o que já é bem legal! Ontem eu usei esse site para coletar expectativas da audiência e para fazer um quiz. Funciona super bem! Na versão gratuita você pode ter até 5 participantes. E algo que achei bem legal foi a modalidade One-Time: você não precisa fazer uma assinatura, mas pode pagar por evento. Dependendo do uso, pode compensar bastante. Um mini eventos, com até 15 participantes custa $2,95.

https://ahaslides.com/

PlanIT Poker

Para os agilistas ou times que fazem estimativas, esse site é ótimo! Bastante configurável, você cria uma sala e compartilha o link para que o time faça as estimativas. Você pode selecionar a forma como as estimativas serão feitas, permitir que hajam observadores e até colocar um timer. E, ao final da rodada, o site te mostra as estatísticas da rodada.

https://www.planitpoker.com/

Retromat

Para fãs de retrospectivas, como eu, esse site é ouro! Não necessariamente para times remotos, mas ele permite que você monte a cerimônia selecionando as atividades ou de modo randômico, desde a abertura até o fechamento. E ainda oferece um ebook para que você imprima e construa as suas retrospectivas como no site. Fantástico!

https://retromat.org/

Responder a mudanças

Essa nova realidade tem nos trazido o valor de sermos nós mesmos, para que nos aproximemos dos times, pares e superiores. Estamos todos no mesmo barco e precisamos sair dessa juntos. E, pra isso, nada melhor do que relaxar do perfeccionismo, abrir a câmera, mostrar nosso ambiente de trabalho remoto. E não se importar com barulhos, latidos ou com o carro da pamonha.

Sejamos leves!

E você, quais ferramentas tem usado para criar grandes eventos online?

undefinedundefined

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.