Existe uma atividade de check out para retrospectivas muito simples, que pode também levar os membros do time a uma reflexão. Sou bastante fã de atividades simples e que atingem a mais de um propósito. Eu chamei essa atividade de “Feedback Positivo com Bolinhos!”
Na real, você pode usar o elemento que quiser. Quando estava pensando nela, originalmente tinha feito com rosas, mas decidi mudar. E outra grande sacada desta atividade é que ela é quase que como um framework!

Mostre uma imagem parecida com a acima para o time, com os seis bolinhos, em cores diferentes. Explique a atividade para o time:
Cada um de vocês deverá oferecer um feedback positivo ou reconhecimento para um ou mais membros do time, junto com um bolinho. Você deverá escolher a cor do bolinho pensando na pessoa que vai recebê-lo e não no seu gosto pessoal.
Atente-se para o fato de que estamos falando de feedback positivo e reconhecimento. Observe o time realizando a atividade e tenha cuidado para que o propósito não mude.
Tá, mas e as cores? 🙂
Bem… é sabido que cada cor comunica uma ideia, que provoca uma sensação no receptor da mensagem. Então, você pode procurar no google por significado das cores ou usar a colinha da tabela abaixo para escolher quais cores usar na sua facilitação.
Recomendo que não use muitas. Seis já é um número bom, mas, não tem certo ou errado nessa atividade framework.

Depois que todos tiverem oferecido o seu feedback para os membros do time, você deverá explicar que cada cor tem um significado e desperta uma sensação. Eu costumo revelar uma única sensação por cor. Por exemplo, usaria “Inspiração” para representar o amarelo.
E, finalmente, você convida o time para reflexões:
Cada cor traz um significado e uma sensação. Agora que vocês já conhecem alguns desses significados, convido vocês a uma reflexão:
Quem ofereceu o feedback, será que o receptor te desperta essa sensação?
E, quem recebeu o feedback, como se sente sabendo que pode despertar essas reações nas pessoas? Quais comportamentos acha que deveria mudar ou continuar para despertar isso em mais pessoas?
Essa reflexão não precisa ser pública! Particularmente, prefiro que não seja. É algo como uma lição de casa, mesmo. Você pode se colocar à disposição para conversar sobre o tema depois (aí você vai saber se a atividade realmente tocou as pessoas de alguma forma, se vierem falar contigo). Você também pode pedir um feedback para algumas pessoas e entrar nesta questão com elas. Poderá até mesmo usar como gancho para um one on one.
E por que é interessante, de forma sutil, estimular esta reflexão? Bem… Continuarei usando o exemplo da cor amarela… Será que eu me sinto inspirado por alguém? Será que ela é um modelo pra mim?
Na outra via, como eu me sentiria e, principalmente, como que comportaria sabendo que, potencialmente, existem pessoas que se sentem inspiradas por mim?
Depois do feedback, esta atividade tão simples pode estimular comportamentos e, até, mudanças de comportamentos, de acordo com as reflexões e provocações que fizermos!