#PenseAlto: empodere as pessoas e não os processos

Mas se nós formos por esse caminho, vamos aumentar a margem de lucro da companhia!

Eu sei, mas o processo diz que tem que ser de outro jeito…

Um diálogo muito parecido fez parte da minha história recente… E quantos de nós já não passou por situações como essa?

Existe nas empresas uma obsessão abominável e quase fetichista em compliance! O propósito das empresas mudou de atender bem ao cliente para atender aos processos, haja o que houver.

Isso significa que estamos cada vez mais dando poder aos processos, ao invés de empoderar o capital humano e a inteligência colaborativa. Não é dado às pessoas o direito de pensar em alternativas, simplesmente por que alguém já pensou por elas!

Eu, como bom observador, vejo em muitas pessoas a expressão de “tanto faz” ou de “piloto automático”. Isso não é bom para a companhia, que pode perder grandes oportunidades e ideias.

Isso não é bom para as pessoas, que não se sentem desafiadas e não exercitam seu potencial criativo.

Pode parecer engraçado, mas comparo isso à minha experiência em alguns restaurantes do McDonald’s há uns 20 anos. Eu sempre peço o Big Mac sem nada: só pão, carne e queijo.

Ok, Marcelo, além de descobrir que você tem paladar infantil, o que isso tem a ver com o assunto?

Tudo! Há vinte anos, eu sempre via na minha frente um atendente com expressão de terror. Por que não era comum e não estava no processo mudar a receita original. Quantas vezes eu tive que explicar repetidamente o que eu queria? Quantas outras eu tive que devolver o lanche por que foi entregue errado? E quantas vezes não passou pela minha cabeça não voltar àquele restaurante específico por que eles não conseguiam entregar o pedido do jeito que eu queria?

Veja que, por vezes, nossos processos nos limitam tanto enquanto empresa, que entregamos uma má experiência para nosso cliente.

Por isso, concordo totalmente com o Jurgen quando ele diz que gestão é algo muito importante para deixar nas mãos de uma única pessoa. Quem tem os melhores insights para definir processos (e quando quebra-los) é quem executa no dia a dia! É humanamente impossível que alguém sozinho pense em todas as possibilidades!

É melhor empoderar e delegar para o time do que perder o cliente por causa de um picles.

Empodere as pessoas, não os processos!

#PenseAlto

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.