#PenseAlto: parking lot

Toda reunião de pessoas (na vida!) é muito rica em pensamentos, opiniões e insights. Não podemos perder esse tesouro em ideias, mas também não podemos perder o propósito da discussão, desviando do assunto, certo?

Inaugurando a #PenseAlto no Agile Momentum, uma série de dicas rápidas para o dia a dia da pessoa facilitadora, falarei sobre o parking lot (ou estacionamento).

A pessoa facilitadora precisa estar muito atenta ao foco do encontro, percebendo desvios de assunto. Quando isso acontecer, recomendo usar o parking lot, que é um backlog de assuntos (muito legais e importantes), mas que precisam ser tratados em outro momento.

Perceba que não dei a conotação de uma polícia de foco, mas exaltei a importância do outro tema. E que ele não vai ser esquecido. Estimule os participantes a colocar temas no parking lot e até questione se o tema deve ser colocado lá. Estimule a participação e envolvimento de todos!

Ao final do encontro, passe rapidamente pelos itens do parking lot, classificando os temas. A classificação depende do que faz sentido pra você e seu ambiente. Mas vou dar uma sugestão:

  • Nova Ideia: é neecessário estruturar a ideia para que seja apresentada para os demais, na busca de uma massa de pessoas apoiadoras
  • Nova Estratégia: também é necessário buscar pessoas apoiadoras e, dependendo do nível atingido, desenhar uma estratégia para implementar a estratégia!
  • Discussão: necessário agendar uma nova reunião, exclusivamente para tratar o tema; aqui, o seu apoio pode ser em facilitar a discussão
  • Café: dúvidas técnicas poderão ser discutidas em um café, com um pair programming, fazendo um Dojo ou seja lá como vocês acham melhor passar conhecimento

A ideia do parking lot é muito interessante para valorizar as ideias e opiniões de todos. Por isso é tão importante não deixar o assunto morrer e cuidar para que os itens sejam endereçados.

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.