Toda reunião de pessoas (na vida!) é muito rica em pensamentos, opiniões e insights. Não podemos perder esse tesouro em ideias, mas também não podemos perder o propósito da discussão, desviando do assunto, certo?
Inaugurando a #PenseAlto no Agile Momentum, uma série de dicas rápidas para o dia a dia da pessoa facilitadora, falarei sobre o parking lot (ou estacionamento).
A pessoa facilitadora precisa estar muito atenta ao foco do encontro, percebendo desvios de assunto. Quando isso acontecer, recomendo usar o parking lot, que é um backlog de assuntos (muito legais e importantes), mas que precisam ser tratados em outro momento.
Perceba que não dei a conotação de uma polícia de foco, mas exaltei a importância do outro tema. E que ele não vai ser esquecido. Estimule os participantes a colocar temas no parking lot e até questione se o tema deve ser colocado lá. Estimule a participação e envolvimento de todos!
Ao final do encontro, passe rapidamente pelos itens do parking lot, classificando os temas. A classificação depende do que faz sentido pra você e seu ambiente. Mas vou dar uma sugestão:
- Nova Ideia: é neecessário estruturar a ideia para que seja apresentada para os demais, na busca de uma massa de pessoas apoiadoras
- Nova Estratégia: também é necessário buscar pessoas apoiadoras e, dependendo do nível atingido, desenhar uma estratégia para implementar a estratégia!
- Discussão: necessário agendar uma nova reunião, exclusivamente para tratar o tema; aqui, o seu apoio pode ser em facilitar a discussão
- Café: dúvidas técnicas poderão ser discutidas em um café, com um pair programming, fazendo um Dojo ou seja lá como vocês acham melhor passar conhecimento
A ideia do parking lot é muito interessante para valorizar as ideias e opiniões de todos. Por isso é tão importante não deixar o assunto morrer e cuidar para que os itens sejam endereçados.