Ancoragem é um dos conceitos mais fascinantes da programação neurolinguística (PNL). É uma técnica utilizada para criar ou modificar nossas respostas, associadas a um determinado estímulo. Você já deve ter se emocionado ao ouvir uma música, por que ela te faz lembrar de alguém ou algo importante. Isso acontece por que uma âncora foi instalada no seu cérebro que te faz reviver o mesmo sentimento do passado.
Nas minhas sessões de coaching não existe nada mais emocionante que instalar uma âncora. Por que as âncoras têm o poder de nos levar para um estado que nos ajuda a seguir em frente e potencializar nossas realizações. É um grande instrumento de auto empoderamento.
Estava esses dias estudando sobre motivadores e esbarrei no trabalho do psicólogo suíço Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e considerado o pai do termo “Cultura Organizacional”. Parece ótimo, não?
Schein criou um conceito bastante interessante de “Âncoras Profissionais”, que demonstra quais são os 8 principais motivadores profissionais. Mais do que “o que nos move”, conhecer como lidamos com estas âncoras pode nos ajudar com importantes decisões profissionais.
Em particular, sempre revisito meus motivadores quando preciso tomar alguma decisão profissional. Nas últimas semanas tive que escrever meu plano de carreira para os próximos meses. Escrever este plano antes e depois de conhecer as minhas âncoras de carreira foi completamente diferente. Quando mais você se conhece de verdade, mais acertadas são as suas decisões. Fazer o teste pode ajudar qualquer pessoas a fazer escolhas mais próximas dos nossos valores pessoais.
Schein dividiu em oito conjuntos de habilidades, valores e necessidades que nos fazem seguir determinada carreira, através de um teste de 40 questões. Apesar de ter sido desenvolvido na década de 70, ainda pode ser considerado uma ótima ferramenta de auto conhecimento.
Vamos lá, marujos!
Foram definidos oito âncoras e vamos passar rapidamente por cada uma delas! Para chegar a elas, foram necessários nove anos de estudo com mais de quarenta pessoas.
Desafio Puro – esta é a âncora dos profissionais que buscam desafios e conquistas quase impossíveis.
- Estilo de Vida – aqui, a prioridade está no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
- Dedicação a Causas – para pessoas que se sentem melhor trabalhando em áreas em que possam promover o bem estar de uma sociedade.
- Segurança e Estabilidade – se você se sente mais seguro com um plano de carreira bem definido e baixo risco de demissão, está é a sua âncora.
- Criatividade Empresarial – este é o perfil dos empreendedores, que buscam ser donos do seu próprio negócio.
- Autonomia e Independência – são os profissionais que preferem maior poder de escolha e decisão.
- Competência Técnica e Funcional – é o perfil dos que preferem ser especialistas em algo, preferindo trabalhos altamente especializados.
- Competência Administrativa Geral – é o perfil da liderança, dos profissionais que desejam cargos de gerência e coordenação.
O Teste de Edgar Schein
O teste desenvolvido por Schein é um pouco longo: são quarenta questões onde você define o grau de aderência para sua vida para cada uma das afirmações.
O grau de aderência segue a seguinte escala:
1 – a afirmação nunca é verdadeira
2 a 3 – a afirmação é ocasionalmente verdadeira
4 a 5 – a afirmação é frequentemente verdadeira
6 – a afirmação é sempre verdadeira
Respondidas todas as quarenta questões, é hora de revisitar as afirmações com maior pontuação (5 ou 6). Escolha as três que sejam mais verdadeiras que as demais e adicione a elas mais quatro pontos. Estes são os potencializadores.
Parece complicado? Bom, eu posso te ajudar! Você pode fazer o download gratuito da planilha que eu escrevi para facilitar a minha avaliação. Basta marcar cada uma das afirmações com o que mais faz sentido pra você, escolher os seus potencializadores na aba Assessment.
Depois, basta olhar a aba Análise e verificar quais suas maiores âncoras, junto com uma explicação bem bacana do site do Robert Half.
Aproveite essa ferramenta de auto conhecimento para tomar ótimas decisões profissionais. Se quiser compartilhar suas âncoras ou bater um papo sobre elas, será um prazer trocar essa ideia.
Adorei! Acabei de fazer o teste aqui e realmente resulta o que tenho como objetivo profissional. Parabéns Marcelo e obrigada por compartilhar essa ferramenta conosco!!
CurtirCurtir
Parabens Marcelo! Realmente o teste resulta o que tenho como objetivo profissional para o futuro, agora é colocar as metas pra acontecerem. Obrigada por compartilhar a ferramenta com a gente.
CurtirCurtir
Eu adorei 🙂
CurtirCurtir