
Mais uma reflexão rápida, tirada das minhas andanças pela internet… É uma pequena e fantástica história que mostra como pode ser a relação do homem com seu trabalho.
Uma pessoa que passava pelo local onde trabalhavam 3 pedreiros perguntou-lhes:
– O que fazem? O primeiro respondeu: “Não vês? Estou quebrando pedras”. O segundo disse: ” Estou ganhando o pão de cada dia”. O terceiro parou de trabalhar e, olhando orgulhoso para a obra à sua frente, assim falou: ” Estou construindo uma catedral”.
As 3 respostas caracterizam 3 atitudes diferentes do trabalhador frente ao trabalho.
O primeiro pedreiro encarou o que fazia como algo imediato, mecânico, sem objetivo. Para ele, o trabalho é uma obrigação, um sacrifício.
O segundo via no trabalho um meio de ter aquilo de que necessitava; representa uma visão egoísta e imediatista.
Já o terceiro pedreiro tem uma visão transcendente do trabalho; ele não estava se limitando a ver apenas a sua pequena parte da obra, mas via-se participante de uma realização importante: a construção de uma catedral. Desnecessário dizer que o só o terceiro pedreiro tem a possibilidade de ser feliz em seu trabalho, pois que ele lhe é fonte de prazer e capacidade de realização.
(Saraiva, Zoé Mary Pai, Evolução: do átomo ao arcanjo, Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2013).
E você, caro leitor? Como encara o seu trabalho? Ou melhor, até: qual a sua motivação para levantar da cama todos os dias e ir para o trabalho?
[…] No artigo, uma boa analise de como é possível ver o mundo de uma forma diferente. […]
CurtirCurtir
[…] No artigo, uma boa analise de como é possível ver o mundo de uma forma diferente. […]
CurtirCurtir