
Muito já se falou sobre a equipe Scrum e sua composição, eu sei. Como no nosso Caderno Ágil estamos falando sobre conceitos básicos de Metodologias Ágeis, cabe falar um pouco sobre papéis e responsabilidades dentro da equipe Scrum. Também falarei um pouco sobre os problemas que podem acontecer nesta estrutura.
Basicamente o Time Scrum é composto por apenas 3 papéis. Só isso! O Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento são suficientes para entregar software de alto valor agregado, de acordo com esta metodologia. Vamos ver, em linhas gerias, como isso funciona.
Product Owner, o dono da bola
O projeto começa com o Product Owner: ele é o cara que conhece o negócio e a necessidade do usuário final. De posse deste conhecimento, ele pode priorizar as necessidades do usuário e decidir o que mais agrega valor ao negócio, para que seja entregue primeiro. Ou seja, esse é o cara que manda no produto. O Product Owner pode, inclusive, decidir que o que foi desenvolvido é suficiente para atender às necessidades e terminar o projeto. Aliás, este é um dos diferenciais do Scrum. Como você começa o projeto pelo mais importante para o negócio e não pelos cadastros-básicos-dos-projetos-tradicionais, não é raro que um projeto seja finalizado com menos itens do que foi planejado. Afinal, existem estudos que apontam que boa parte das funcionalidades dos projetos são raramente ou nunca utilizadas.
O Product Owner separa uma lista de desejos, chamada de Product Backlog, que contém tudo o que ele inicialmente acha que precisa para atender ao negócio e ao usuário final. Esta lista deve ser priorizada com base no valor que cada item pode agregar ao negócio.
Feita a priorização, cabe ao PO escrever as user stories, que detalham um pouco mais cada item da lista de desejos. Ok, vocês venceram! Prometo que o próximo artigo trará dicas de como escrever boas user stories. Existem ótimas técnicas pra fazer isso.
Também cabe a ele tomar conta do orçamento do projeto, assegurado que o investimento dê retorno esperado, o mais breve possível.
O Product Owner apoia o Time de Desenvolvimento tirando dúvidas sobre regras de negócio. Portanto, deve ser presente em todo o ciclo. Isso é muito importante para o sucesso do projeto. Lembre-se: se o Time de Desenvolvimento tiver alguém disponível e acessível para tirar suas dúvidas, ele perguntará; se não tiver, tomará suas próprias decisões que, não necessariamente serão as mais adequadas para o negócio.
Scrum Master, o coach proativo
O segundo papel a entrar na jogada é o do Scrum Master. Ele atua como líder da equipe e coach, tanto do Product Owner quanto do Time de Desenvolvimento. Quando a organização passa a adotar o Scrum, é comum que ou o Líder Técnico ou o Gerente de Projetos assume esse papel.
Isso não é bom por causa de antigos vícios: o ex líder técnico tenderá a dar soluções técnicas para o time de desenvolvimento, da mesma forma que o ex gerente terá forte inclinação a se comprometer com prazos que deverão ser cumpridos a qualquer custo e a direcionar os membros do time, dizendo quem faz o que. Um bom Scrum Master deve ser isento, para auxiliar o time a praticar a auto organização.
O Scrum Master conhece o processo, por isso tem condições de instruir o Product Owner com relação às suas atribuições. Na verdade, ele guia o PO durante todo o projeto. Da mesma forma, deve guiar o Time de Desenvolvimento para que nasça o espírito de equipe. Durante o desenvolvimento do projeto, cabe ao SM eliminar qualquer time de impedimento que atrapalhe o progresso do time, buscando auxiliar o time a aprimorar sua produtividade.
Mike Cohn escreveu certa vez sobre os seis atributos de um bom Scrum Master:
- Responsável pela adoção das práticas do Scrum e não pelo sucesso do projeto;
- Humilde a ponto de colocar os interesses do time acima de seus próprios;
- Colaborativo, pois ajuda a criar o ambiente de colaboração entre os membros do time;
- Comprometido com o objetivo do projeto e com a resolução de impedimentos que impeçam o time de alcançar seus objetivos;
- Influente, tanto dentro quanto fora do time, para exercer suas atribuições para construir o time e para eliminar impedimentos;
- Entendido nos conhecimentos necessários para que o time alcance seus objetivos.
Conhecimentos em técnicas de facilitação e de Team Growing são diferenciais de qualquer Scrum Master.
Time de Desenvolvimento, os jogadores
O Time de Desenvolvimento é composto por aqueles que criam os incrementos no produto. O Scrum não define títulos, então, todos os seus membros são essencialmente desenvolvedores, independente da sua função dentro da estrutura. É isso que se quer dizer com o conceito de time multidisciplinar: todos os membros podem desempenhar qualquer função que seja necessária para o projeto. Entretanto, é comum observar por aí times que possuem membros com funções específicas.
O tamanho do time varia de acordo com o projeto, sendo que algumas pessoas defendem a ideia de que o ideal é que o time tenha de 5 a 9 membros. Particularmente, acredito que o time deve ser pequeno o suficiente para se manter ágil e grande o bastante para que consiga entregar o valor esperado ao produto. É uma interpretação um tanto subjetiva, mas dá mais liberdade para a organização do time.
Outra característica interessante é que o time é auto organizável, ou seja, quem decide quem faz o que, quais as funções de cada membro e o que cabe ou não na Sprint é o time! Isto é fundamental para que se crie o ambiente colaborativo dentro do time. Vendo sentido e participando ativamente das decisões, os membros da equipe tornam-se muito mais motivados a se comprometerem com os resultados esperados.
Por hoje é só! Continuem ligados no Caderno Ágil e confira mais conceitos básicos das metodologias ágeis! Até a próxima!