Estou meio em falta com o Agile Momentum, eu sei! O Cody anda ocupado com suas atividades e tem um monte de coisas acontecendo pra mim também. Inclusive estou envolvido no planejamento de uma grande retrospectiva, o que me deu ideia para falar um pouco sobre o tema.
A Retrospectiva, pra mim, é o Momento Mágico das metodologias ágeis. É nessa hora que o time se reúne para discutir as oportunidades de melhoria de processo e de interação entre os membros para a próxima iteração, sem acusações pessoais, como se vê muito na old fashioned Reunião de Lições Aprendidas.
Independente de se estar trabalhando com SCRUM ou de se ter um ciclo de iterações dentro do seu sistema, é extremamente importante fazer retrospectivas de tempos em tempos, para garantir a melhoria contínua dos processos. Não é segredo pra ninguém que sou fã absoluto desta cerimônia e que sempre que a facilito procuro incluir alguma atividade lúdica que gere algum aprendizado ao time.
Acredito que o papel do facilitador deve ser esse mesmo: identificar os gaps do time e, mesmo que o time não esteja enxergando, fazer com que a questão seja colocada em discussão. Por isso, a retrospectiva é fundamental não só para o processo, mas também para a formação do time.
Você tem feito retrospectivas no seu time? Gostaria muito se saber como está sendo a sua experiência com essa cerimônia! Compartilhe com a gente!
Um abraço e até a próxima!