Não é de hoje que ouço várias opiniões contrárias à reunião diária do Scrum. Entre os argumentos, estão o fato de o time estar bem entrosado e juntos (portanto, ela é desnecessária) e o fato de o tempo da reunião diária ser precioso para a conclusão da iteração.
Não é possível que esta prática seja tão supérflua a ponto de ser abolida por grande parte dos times que encontrei por aí. Eu precisava pesquisar um pouco sobre a essência desta cerimônia.
E lá fui eu ler o Scrum Guide…
Eu precisava relembrar o que exatamente o SG diz sobre daily meetings, para entender por que esta é a cerimônia mais fácil de dar errado em times iniciantes no Scrum. E por que tantos times a abominam.
E está escrito:
“A Reunião Diária não é uma reunião de status, é voltada para as pessoas que transformam os itens do Backlog do Produto em um incremento.”
Bingo!
O mal da maioria dos times é que a reunião diária do Scrum é transformada em “reunião de ponto”. Os times focam a cerimônia em “o que você fez ontem?”. Quando você foca a reunião diária no que passou, você trabalha com a motivação errada para as pessoas se reunirem:
- Se tudo vai bem, as pessoas tendem a florear a cerimônia com detalhes desnecessários sobre o quão brilhante foi a sua solução para o problema proposto (o que torna a reunião chata); e,
- Por outro lado, se as coisas não vão muito bem, os indivíduos sentem-se pouco à vontade para reunir-se, buscando um milhão de justificativas para boicotá-la ou um bilhão de novos problemas que justifiquem um atraso nas atividades .
Daily Meetings não são retrospectivas, muito menos sessões de terapia em grupo! Retrospectivas acontecem ao final da iteração! Já vi pessoas irem para a cerimônia armadas com seus cadernos e canetas mais bonitos e mais gerenciais; já vi até notebooks nessas cerimônias. Confesso que, ao ver cenas como esta, sinto uma vontade quase que incontrolável de fazer uma fogueira no meio do time e atear fogo nesses materiais. Daily Meetings não tem como objetivo fazer um relatório gerencial de status para o seu cliente. Se o seu cliente está realmente engajado com o projeto, ele acompanha o andamento através do burndown e está alinhado com o Scrum Master sobre os impedimentos.
Material de Daily Meeting é post it! O time deve usar a pergunta “o que você fez ontem?” para movimentar atividades. Quando acontece um impedimento, aí sim este deve ser anotado em um novo post it e fixado no quadro, conforme o layout definido pelo time.
O grande foco na reunião deve ser no planejamento das próximas atividades do time. Principalmente quando as coisas não vão tão bem, o Daily Meeting deve ter como objetivo traçar uma estratégia para que as coisas voltem aos eixos.
Lembre-se sempre que o objetivo do Scrum (ou qualquer metodologia ágil) é entregar valor ao cliente o quanto antes. Se o time fica preso ao passado, o risco de se ter uma iteração mal sucedida é muito grande. Neste momento, o passado não tem muito a dizer. Mantenha seus olhos no futuro, onde se encontra nosso objetivo. O momento de revisitar o passado chegará com a retrospectiva.
A razão essencial para que aconteça a reunião diária deve estar concentrada no planejamento. Somente utilizando a cerimônia de forma correta ela será relevante. Sempre que seu time questionar qualquer prática que seja, a primeira pergunta que vocês devem fazer é “será que estamos praticando de forma correta?”.
Foco no objetivo, pé na tábua e até a próxima!
Eu já passei por isso, aonde o Daily era utilizado para o gerente de projeto fazer seu status report, e realmente a reunião era massante, alem de não ser utilizada para o seu principal objetivo, que é alinha a entrega e o time. Mas como eu disse, tínhamos um gerente de projeto, logo nem preciso falar que estamos longe do Scrum e das metodologias ágeis no geral 🙂
CurtirCurtir
Oi, Denis! Eu diria que você não precisa usar todas as recomendações do Scrum; você pode usar algumas práticas que são interessantes para a equipe. Já vi projetos “gerenciados” que tinham as reuniões diárias com o intuito de promover a colaboração entre os membros do time, com foco no resultado final. Mas aí, claro, tudo depende do gerente que está à frente. Se ele não permitir que o foco seja esse e use seu poder de persuasão para facilitar seu Status Report, não tem jeito mesmo. Neste caso, depende mesmo do quanto o seu gerente está aberto para compartilhar a tomada de decisão com o time. Sucesso e muito obrigado pelo seu comentário!
CurtirCurtir
[…] se fala em Scrum, muito se fala em iterações, daily meetings e entrega incremental. Mas qual é a mágica por trás de todo este processo? Como fazer o seu […]
CurtirCurtir