Nosso curioso Cody tem uma grande dúvida, que pode ser sua também: como dividir conhecimentos técnicos com quem está começando, sem aquelas horas intermináveis (e chatas) de treinamento?
Treinar pessoas não é fácil. Treinar também requer uma boa dose de motivação. O treinamento tem que ser estimulante, tem que ser prático, motivador! Pra reunir todas estas características e desenvolver o potencial dos novatos, gosto bastante de uma técnica chamada Pair Programming.
_ Mas se eu trabalhar com alguém ao mesmo tempo, não teríamos um problema de custo?
Isso depende do ponto de vista e de como você encara o seu investimento. Se você olhar pro momento atual, sim, você estará usando duas pessoas na mesma atividade, Cody. E, seguindo esta linha, as duas pessoas poderiam trabalhar em coisas diferentes em paralelo.
Mas, por outro lado, se você pensar com uma visão um pouco mais a longo prazo, você terá um dos trabalhos executado por uma pessoa inexperiente, que terá de ser revisado depois.
A programação em par cria um vínculo entre os envolvidos, uma vez que foca na interação do piloto e o copiloto. Experiência é trocada de forma prática e leve, diretamente ligada ao problema que se tem para resolver.
_ Mas pode-se parear qualquer tipo de atividade?
Sim, claro! Qualquer atividade que se queira passar conhecimento. O vídeo mostra como funciona o processo em um rally. Seguindo essas recomendações, a técnica pode ser benéfica para qualquer atividade.