
Você gosta do seu trabalho? Você se sente satisfeito com o que faz? Está realmente engajado com seu trabalho? O livro The Work Revolution: freedom and excellence for all, de Julie Clow (@clowjul) promete mudar a forma como o mundo vê o trabalho. A premissa do trabalho de Clow é que colaboradores engajados são altamente relacionados com o sucesso da organização. Infelizmente, os colaboradores realmente engajados são minoria no mundo corporativo. O livro diz que, fazendo pequenas mudanças para melhorar nosso relacionamento com o trabalho e com os colegas, é possível iniciar uma revolução em qualquer ambiente.
Isso faz sentido pra você?
A autora trabalhou cinco anos focada em cultura organizacional e efetividade de times no Google, onde sentiu “a mágica da liberdade e autonomia no trabalho”. Este período serviu de inspiração para a grande pergunta que seu trabalho tenta responder: se o Google pode criar este tipo de ambiente, por que outros lugares não podem?
Não tive oportunidade de ler o livro na íntegra, mas li várias coisas interessantes sobre o trabalho que foi desenvolvido. Entre elas, existe algo que vale a pena compartilhar:
O Manifesto da Revolução do Trabalho
Paixão: É possível amar seu trabalho, onde você trabalha e com quem você trabalha.
Excelência: É possível encontrar seu trabalho dos sonhos e se tornar excelente nele, não importando o quão bem (ou mal) você foi na escola.
Sucesso: Toda organização pode prosperar, criar mais valor para clientes e acionistas, e se tornar altamente bem sucedidas aderindo às coisas que faz melhor e contratando pessoas que pertencem a este universo.
Confiança: Colaboradores podem ter confiança para fazer seu trabalho do jeito que funciona melhor para eles. Líderes encontrarão um valor maior tocando o gênio que existe em cada indivíduo em seu time. E, coletivamente, descobriremos uma assombrosa inovação através da sabedoria dos vários indivíduos na organização.
Nós todos ganhamos: O ambiente de trabalho não é um jogo que termina em zero a zero, onde nem o colaborador, nem a organização ganha; o maior interesse do colaborador também é o maior interesse da organização e, seguindo isso, cria-se um próspero e rentável negócio.
Em suma, lutar por liberdade no trabalho vale a pena, e todas as pessoas e todas as organizações podem ser excelentes.
Quando você desencadeia o potencial humano, coisas grandiosas acontecem.
[…] como executa seu trabalho. Este tipo de engajamento foi discutido anteriormente no artigo sobre a Revolução do Trabalho. É sabido que liberdade e autonomia são fundamentais para que se crie tal […]
CurtirCurtir